Oficina de Método Suzuki e Viewpoints

Formadores Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo 

FORMADORES

Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa

HORÁRIO

Sexta-feira | 18h00-20h00

De Outubro a Junho

LOCAL

Associação Recreativa
e Cultural de Músicos -  Faro

MAIS INFORMAÇÕES

colectivojat@gmail.com
Inscrição »

Descrição

Esta oficina está integrada numa série de formações do Colectivo JAT, que abre inscrições pelo quarto ano consecutivo.
Conteúdos: respiração, foco, resistência, energia, control do centro de gravidade, coro físico, voz, canto, gramática e vocabulário do Método Suzuki, Six Viewpoints, linguagem do espaço e o tempo cénicos, composição. Esta formação visa activar mecanismos fundamentais para o desenvolvimento do artista cénico através de dois pilares no campo das artes do espectáculo, duas práticas e filosofias que revolucionaram o teatro e a dança no século XX.

O Método Suzuki para o treino do actor, desenvolvido pelo Mestre e encenador japonês Tadashi Suzuki e a sua companhia SCOT, desenvolve as ferramentas necessárias para trazer à superfície habilidades expressivas, restaurando a magnitude do actor/actriz em palco. Desenvolve o corpo e a voz, o compromisso físico e emocional, o controlo da respiração, energia e o centro de gravidade, ferramentas fundamentais para o trabalho do intérprete, através de um rigoroso trabalho físico. Uma gramática para comunicar através do corpo e da voz, um canal para estabelecer um diálogo com o espectador e com o mundo que nos rodeia.

Os Viewpoints (The Six Viewpoints) são um sistema de prática experimental post-moderna, para o teatro e para a dança, articulado pela bailarina, coreógrafa e investigadora Mary Overlie, que desconstrói o fenómeno cénico e desenvolve um alto nível de percepção e comunicação na prática artística. 
Posteriormente foram adaptados por Anne Bogart e SITI Company, através da investigação sobre o Tempo e Espaço cénicos, no trabalho do actor.Estas práticas aumentam a criatividade e a consciência, com o intuito de despertar nos praticantes a sua identidade como artistas, criando novas lógicas e dramaturgias.

(*) Aulas presenciais com as necessárias medidas de higiene e segurança. Possibilidade de aulas ao ar livre e/ou online.
(**) Descontos a quem se inscreva em mais de uma oficina do Colectivo JAT

Mais cursos

Oficina de formação de Actores

Serão abordadas e exploradas várias linguagens e disciplinas teatrais, como o jogo teatral, a criação de personagens, trabalho de texto, voz, canto, improvisação, criação de cenas...

Oficina de Teatro Físico

Vertente que coloca a expressão física no centro da representação teatral. Conteúdos: Expressão corporal, Voz, Movimento, Mimo, Pantomima, Máscara, Coro físico...