This is not about me
Micha Ela Dašková (República Checa)
FICHA ARTÍSTICA
Conceito e performer: Micha Ela Dašková | Voz e assistência de movimento: Cécile da Costa | Dramaturgia e colaboração na encenação: Marika Smreková | Coprodução: Studio ALTA a Řekni Ř, z.s. | Fotografias: Studio Alta | Projecto apoiado por: Ministry of Culture Czech Republic and State fund for culture Czech Republic.
SINOPSE
É a exposição física de um narrador, um palhaço, um malandro, que toma emprestadas expressões contemporâneas de várias figuras políticas poderosas e comentários sobre o mundo com a sua voz, gesto e corpo. A produção move-se numa linha ténue entre a paródia e a crítica, enfatizando e revelando subtilmente o que nem sempre é visível. Baseia-se em casos políticos concretos e comummente conhecidos, que têm uma mensagem universal e geralmente reflectem os valores e acções que são promovidos em vários ambientes e sistemas sociais.O corpo do narrador transforma-se sob a influência de várias narrativas políticas, fazendo malabarismos, gritando, gaguejando, rugindo, onde a voz flui pelo espaço, fugindo, rastejando ou endurecendo...
Biografia da artista
Nascida em 1985. Bailarina, actriz, artista plástica e pedagoga. Estuda na DICA - Schule für Neue Tanz, Improvisation und Performance, Freiburg im Breisgau, na Charles University, Praga, VUT em Brno (Faculdade de Belas Artes), na UJEP Em Ústí nad Labem (Faculdade de Arte e Design Estúdio de Materiais Naturais), Estúdio de Escultura da Faculdade de Bellas Artes do Porto. Ensina movimento e improvisação de dança e teatro físico. É membro convidado da Řekni Ř, associação de artistas dedicada á produção, criação e ensino teatral, e da associação Trikular zs, que reúne o trabalho de criadores de belas artes, cinema e teatro. Cria as peças This is not about me, Einsam, Time Office, Skindeep, HUG, Sond sobre o Nascimento entre outros
Becoming MA
Tania Garrido (Espanha) e Yuko Kominami (Japão)
FICHA ARTÍSTICA
Criação e performers: Tania garrido e Yuko KominamiCoprodução: MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – AlgarveFotos: Carlos Toledo, Javier Echánove e Bohumil Kostohryz
SINOPSE
Ma (間) (lit., "lacuna", "espaço", "pausa") é um termo, para um conceito japonês específico, de espaço negativo. Nas artes e cultura tradicionais japonesas, ma refere-se à interpretação artística de um espaço vazio, muitas vezes tendo tanta importância quanto o resto de uma obra de arte e focando o observador na intenção de espaço negativo numa obra de arte.Esta performance será o resultado de uma residência artística que decorrerá no âmbito do MOMI - Festival Internacional de Teatro Físico - Algarve, que convida estes dois artistas a um encontro criativo e original que coloca as suas experiências num maravilhoso desafio no tempo e no espaço para todos aqueles que querem ser testemunhas desta experiência única.Durante esta residência, Yuko e Tania trabalharão em torno do conceito de Ma, relacionado à dança, movimento e corpo. Ao longo de cinco dias irão partilhar a sua prática individual, criando uma sinergia derivada da sua prática artística e da sua forma de compreender o movimento e o corpo em cena.
Biografia daS artistaS
Tania Garrido (Espanha)
Artista radicada em Madrid. É formada em teatro físico pela Royal School of Dramatic Art (RESAD) de Madrid. Pratica improvisação de contacto e dança Butoh em Madrid desde 2000. A procura da sua própria linguagem física faz com que viaje pelo mundo participando em inúmeras oficinas de dança, aprendendo diferentes técnicas de dança num percurso livre e eclético. De 2003 a 2011 co-dirige sua própria companhia, Cranämour ButohDanceTheater, cujo trabalho se baseia principalmente na dança Butoh, recebendo o primeiro prêmio no Injuve2008 por sua peça Pájaros e também o primeiro prêmio no festival de dança Unidanza em 2011, em Madrid. De 2007 a 2009, ela foi concedida para realizar estudos de teatro e dança na SITI Company e na Movement Research, na cidade de Nova York.
Tem trabalhado profissionalmente em diversas companhias como nós Karlik Danza, El teatro del Silencio, Jesús Rubio e na companhia de dança de Sharon Fridman, onde esteve três anos.
Actualmente trabalha como freelance colaborando com diferentes artistas como Lucía Marote, integrando a sua última peça, e Eva Alonso, com quem ganhou o primeiro prémio no Concurso Coreográfico de Santiago de Compostela 2020 com a peça co-dirigida com Convergencias.
Yuko Kominami (Japão)
Nasceu em 1973, no Japão. Ela estudou butoh e dança em Tóquio. Depois de terminar seu BA em história japonesa na Waseda University, ela fez um Diploma Profissional em Community Dance Studies e um Independent Study Program no Laban Centre London de 1998 a 2000. Ela obteve seu MA em Dance Cultures, Histories and Practices da University of Surrey em 2006. Ela tem trabalhado como dançarina independente e artista performática. Ela tem colaborado com outros dançarinos, coreógrafos, artistas, músicos e diretores de teatro de várias paisagens. Ela apresentou seu trabalho em festivais de destaque, como Festival de Eventos de Junho - Atelier de Paris Carolyn Carlson, Les Repérages Danse à Lille, Festivalul International de Teatru de la Sibiu, Bodyradical em Budapeste, Odisha Biennale na Índia, Festival Internacional de Cinema de Veneza e assim por diante . Ela também trabalhou e se apresentou em países ao redor do mundo - incluindo Luxemburgo, França, Alemanha, Bélgica, Espanha, Portugal, Itália, Hungria, Romênia, Letônia, Finlândia, Turquia, Reino Unido, Japão, China, Índia e Peru.
Seu trabalho inclui “Ones Voices” (2004) colaboração com Steve Kaspar, “Linnunrata” (2007), “reMEMBRANEce” (2009), “Project O” (2010) colaboração com Rajivan Ayyappan e Emanuela Iacopini, “Mayu” (2011) colaboração com Tomás Tello, “Recollections” (2012) colaboração com Kunihiko Matsuo, “Winter Worm-Summer Grass” (2013), “Three Short Stories” (2015) colaboração com Sayoko Onishi, “Dreaming Scarlet Medusa” (2017), “ Iwa-kagami ”(2018),“ Sublimação ”(2019) Projeto de RV de Karolina Markiewicz e Pascal Piron,“ In Ritual ”(2021) com Joana von Mayer Trindade.
Seu trabalho consiste em experimentos com movimentos intermediários (movimentos de devir) onde as intensidades dos indivíduos se cruzam. É um lugar onde se materializam existências extremas e metamorfoses inevitáveis. E através dessas experiências ela visa a afirmação de conexões múltiplas e fragmentadas de “uma vida”.
Nasceu em 1973, no Japão. Estudou butoh e dança em Tóquio. Depois de terminar seu BA em história japonesa na Waseda University, fez um Diploma Profissional em Community Dance Studies e um Independent Study Program no Laban Centre London de 1998 a 2000. Obteve seu MA em Dance Cultures, Histories and Practices da University of Surrey em 2006. Tem trabalhado como dançarina independente e artista performática. Tem colaborado com outros dançarinos, coreógrafos, artistas, músicos e directores de teatro de várias paisagens. Apresentou o seu trabalho em festivais de destaque, como o Festival de Eventos de Junho - Atelier de Paris Carolyn Carlson, Les Repérages Danse à Lille, Festivalul International de Teatru de la Sibiu, Bodyradical em Budapeste, Odisha Biennale na Índia, Festival Internacional de Cinema de Veneza e assim por diante . Ela também trabalhou e se apresentou em países ao redor do mundo - incluindo Luxemburgo, França, Alemanha, Bélgica, Espanha, Portugal, Itália, Hungria, Romênia, Letônia, Finlândia, Turquia, Reino Unido, Japão, China, Índia e Peru.
A sua obra inclui “Ones Voices” (2004) colaboração com Steve Kaspar, “Linnunrata” (2007), “reMEMBRANEce” (2009), “Project O” (2010) colaboração com Rajivan Ayyappan e Emanuela Iacopini, “Mayu” (2011) colaboração com Tomás Tello, “Recollections” (2012) colaboração com Kunihiko Matsuo, “Winter Worm-Summer Grass” (2013), “Three Short Stories” (2015) colaboração com Sayoko Onishi, “Dreaming Scarlet Medusa” (2017), “ Iwa-kagami ”(2018),“ Sublimação ”(2019) Projeto de RV de Karolina Markiewicz e Pascal Piron,“ In Ritual ”(2021) com Joana von Mayer Trindade.
O seu trabalho consiste em experimentos com movimentos intermediários (movimentos de devir) onde as intensidades dos indivíduos se cruzam. É um lugar onde se materializam existências extremas e metamorfoses inevitáveis. E através dessas experiências Yuko visa a afirmação de conexões múltiplas e fragmentadas de “uma vida”.