Grupo de Teatro Comunitário
Quarteira Fora da Caixa

Criado em 2018 pelo Colectivo JAT, este projecto de inovação cultural e social, tem como objetivo oferecer um espaço de formação, criação e expressão artística à comunidade Quarteirense. O grupo junta vizinhos e vizinhas de todas as idades, que fazem do palco um lugar de encontro, reflexão e crítica social. Membros da comunidade, dos 5 aos 83 anos, de todas as origens, todos os estratos sociais e todas a etnias que ensaiam e criam juntos, permitindo uma coesão social no território cada vez maior. O grupo conta com a parceria da Junta de Freguesia de Quarteira e o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

O Grupo de Teatro Comunitário tornou-se mais um embaixador deste território, contribuindo para a mudança de estigmas, não só promovendo a região, mas sobretudo ajudando as suas gentes, seja qual for a sua condição social, ou situação de exclusão, a sentirem-se parte de uma comunidade e de uma identidade. Incita à participação activa na sociedade, estabelece o encontro entre pessoas, o encontro entre várias gerações, desenvolve valores como a igualdade e os Direitos Humanos, combate todos os tipos de discriminação, devolve a criatividade e a imaginação e dá oportunidade às pessoas de se expressarem juntas, rompendo o paradigma do “eu” para resgatar o paradigma do “nós”.

Este projecto multidisciplinar e multicultural pretende ser um espaço de desenvolvimento social, de capacitação, de encontro, onde é a comunidade que tem direito à criatividade, à imaginação e à expressão artística através do teatro, um espaço de desenvolvimento humano que dá voz e identidade à população e enriquece o tecido cultural, não só Quarteirense mas também regional, sendo inspiração para o surgimento de outros grupos noutras latitudes.

HORÁRIO

Quinta-feira | 18h30-21h00

LOCAL

Junta de Freguesia de Quarteira

MAIS INFORMAÇÕES

colectivojat@gmail.com