Equipa

Diana Bernedo

DIRECÇÃO ARTÍSTICA

Actriz, encenadora e professora de teatro. Licenciada em Interpretação Gestual pela Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid. Técnica Superior em Realização de Audiovisuais e Espectáculos, pelo Instituto Mendizabala de Vitoria-Gasteiz. Especializou-se em Método Suzuki com Tadashi Suzuki e a SCOT company no Japão; Viewpoints com SITI Company e Mary Overlie em Nove Iorque, País de Gales e Espanha; Mimo e Pantomima com Marcel Marceau, José Piris e L’Ange Fou em Madrid e Londres, e Commedia dell’Arte com Antonio Fava em Itália.Complementa a sua formação com artistas como Hajo Schüler, Raúl Iaiza; Kameron Steele, Tapa Sudana, Aurelia Jarry, Jan Freslev, Frey Faust, Barbara Fritsche e Serge Poncelet, entre outros.

Actriz em múltiplas peças com encenadores como Tadashi Suzuki, sendo a única atriz espanhola a trabalhar com o encenador japonês; José Luis Gómez, Antonio Castro, Robert Carsen, Luc Bondy, Pier Luigi Pizzi, Ernesto Caballero, Marcos Morau, Mattia Sebastian Giorgetti; na SCOT Company, Teatro de la Abadia, Companhia Nacional de Teatro Clásico, Centro Dramático Nacional, La Fura dels Baus, La Veronal, entre outros, com várias digressões mundiais. Participa em mais de uma dezena de óperas do Teatro Real de Madrid e actua nas 9th Theater Olympics no Japão.No cinema actua nos filmes A Pollock painting with blood de Rui António, em Portugal, Hereje de Ignacio Oliva, em Espanha e Al acecho del leopardo de Enrique Rentería no México; e nas séries de televisão Museo Coconut, Generación XXI, Centro Médico ou Ciega a citas.

Directora de movimento e formadora de Teatro Físico em Espanha, Portugal, Inglaterra e Itália. Docente da Escuela Int. de Mimo e Teatro Gestual Nouveau Colombier, durante 10 anos. 

Dramaturga e encenadora das peças Transits, La Odisea, CocktailFilhos da evolução, Morreu Pavarotti, As bodas de prata do Conde Baldinski, Asas de Papel, Cinema Miami, A Corda!, Memórias de uma avestruz, Sai da Frente Algo de Macbeth

Fundadora e directora artística da companhia JAT – Janela Aberta Teatro. Co-directora do Grupo de Teatro Comunitário – Quarteira Fora da Caixa e do Teatro de Vizinhos de Faro e membro da International Suzuki Company os Toga (I-SCOT). 

Miguel Martins Pessoa

DIRECÇÃO ARTÍSTICA

Actor, encenador e professor de teatro. É licenciado em Direito e pós-graduado em Ciências Internacionais e Políticas pela Universidade de Lisboa, e em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Formou-se em teatro na companhia Pequeno Palco de Lisboa, de Rui Luís Brás e João Ferrador. Especializou-se com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian em Teatro Físico na Escuela Internacional de Mimo e Teatro Gestual Nouveau Colombier, de José Piris, em Madrid. Estuda Método Suzuki no Japão com Tadashi Suzuki, Kameron Steele e Aki Sato-Johnson. Complementa a sua formação teatral com artistas como Hajo Schüler de Familie Flöz; Raúl Iaiza de Regula Teatro, Grotowski Institute e Odin Teatret; Rob Tannion de DV8; estuda clown com Paco Pacolmo, butoh com Tania Garrido e Yuko Kominami, método Lecoq com Arturo Bernal, mimo com Claudia de Siato e Carlos Varela, dança com Sabina Angelibusi e Frey Faust, máscara com Hernán Gené e encenação com Rogério de Carvalho.

Desenvolve projectos de educação para os Direitos Humanos, através do teatro, na Turquia, Grécia, França, Alemanha, Espanha e Suécia.Dramaturgo e encenador dos espectáculos Luzes da Guerra, Algo de Macbeth, Asas de papel, Abismo, Benim Arkadaşım, As bodas de prata do Conde Baldinski, Filhos da evolução, Morreu Pavarotti, A Corda!, Memórias de uma avestruz, Cinema Miami e Sai da Frente.
Actua em companhias de Portugal, Espanha e Turquia, com encenadores como Luís Vicente, Alberto Castrillo-Ferrer, José Piris e Rui Luís Brás, em companhias como o Pequeno Palco de Lisboa, ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, Sigilo Teatro, Mimox Teatro, Grupo de Teatro da Amnistia Internacional, KEDV, e colabora em peças como Lecture on nothing de Bob Wilson nas 9th Theater Olympics no Japão.No cinema actua nos filmes Hereje de Ignacio Oliva, em Espanha, A Pollock painting with blood de Rui António em Portugal e em várias curtas-metragens; E realiza o documentário Nadie Sin Teatro, gravado na América do Sul, sobre o teatro como arte de transformação social.

Fundador e director artístico da companhia JAT - Janela Aberta Teatro. Director e encenador dos Grupos de Teatro Comunitário: Quarteira Fora da Caixa e Teatro de Vizinhes - Faro.

Ilda Nogueira

ACtriz, coordenação musical e produção

Licenciada em Comunicação Empresarial, Relações Públicas e Marketing na Universidade do Algarve, pós-graduada em Marketing. Durante o percurso universitário foi dirigente na Associação Académica da Universidade do Algarve, onde posteriormente trabalhou como directora de comunicação e serviços durante 12 anos. Professora nas áreas de marketing e comunicação na escola secundária de Quarteira Dr. Laura Ayres. Integra o Colectivo JAT em 2018, tendo actuado nas peças: As bodas de prata do Conde BaldinskiMemórias de uma avestruzAsas de Papel e Sai da Frente. Actualmente desempenha funções de produção, nomeadamente no MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve e coordena a área musical do projecto de Teatro Comunitário Teatro de Vizinhes - Faro.

Graça Madeira

Actriz e produção

Nascida em Portugal, passou a sua juventude na França, onde viveu até aos 18 anos. Estuda gestão e especializa-se em fiscalidade, área onde desenvolve a sua actividade profissional. Participa no projecto Atlas Faro de Ana Borralho e João Galante. Integra como actriz o projecto de Teatro Comunitário Pronúncias, do Teatro das Figuras, e a partir daí inicia uma participação activa em workshops e oficinas na área do teatro, nomeadamente Escrita Criativa, Formação de Actores, Mimo, Teatro Físico, Butoh e Método Suzuki. Inicia a sua colaboração com o Colectivo JAT em 2017 onde, para além de desempenhar trabalhos de actriz e produção, escreve a comédia de teatro de rua A corda!.  Em 2020 ingressa no projecto do Colectivo JAT: Teatro de Vizinhes - Faro.

Nuno Murta

Actor e sonoplasta

Mestre em Comunicação, Cultura e Artes - Área de Especialização em Teatro. É professor e formador de expressões artísticas e educação artística, ator, músico e artista visual. 
No teatro foi fundador e ator nos coletivos a_fábrica e ArQuente e ator nas companhias Sin-Cera, OPAP, Teatro XXI, Teatro Experimental de Lagos e ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve. Participou também como ator em diversas curtas-metragens e filmes. Como músico tem vários álbuns gravados, fez sonoplastia para teatro e participou nas bandas sonoras de documentários e filmes. Colabora com o Colectivo JAT desde a sua fundação onde é actor e técnico de som.

Ambra Zotti

Actriz e cenógrafa

Licenciada em Arquitectura pela universidade Politécnico de Milão, especialidade em landscape and urban design pela universidade de Wageningen, Holanda. 
Jogadora de basket na segunda divisão italiana e na Seleção nacional Italiana Juniores em 1997. Trabalhou para vários gabinetes de Arquitetura paisagista e arquitetura em Portugal. 
Fundadora do atelier de arquitetura Superflashstudio em Faro.  Realiza obras privadas e públicas em Portugal, Itália e França. Realiza exposições pessoais e colectivas de artes plásticas, com menção honrosa na segunda Bienal de artes plásticas de Coruche. É actriz e cenógrafa do Colectivo JAT, em várias produções, desde 2018.

Laura Spacchetti

Distribuição de espectáculos

Formada em Direito pela Università degli Studi di Perugia, realiza uma tese sobre direito comparado na Universidad C3 de Madrid. Bolsista no Mestrado em Cooperação para o Desenvolvimento e Direito Humanitário da UC3, Madrid. Trabalhou no departamento de Ação Social da ONG ACPP como coordenadora e facilitadora de projetos culturais e educacionais nas escolas de Madrid e no Projeto ‘Escolas sem Racismo’. Integra a Equipa Administrativa da Escola Internacional de Teatro Físico Nouveau Colombier, onde trabalhou durante dez anos. Desde 2017, dedica-se à distribuição de espectáculos de teatro e circo e desde 2019 colabora com o Colectivo JAT.

Elsa Fernandes

ACTRiz
E Assistente de produção

Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Especialista em Neurologia Pediátrica. Fisioterapeuta na área da Intervenção Precoce na Infância. Realiza diversas formações na área da da dança, da dança inclusiva e na área da música. Integra as oficinas de Teatro Físico, Formação de Actores e Método Suzuki e Viewpoints, dirigidas por Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa, desde 2018. Integrante do projecto Teatro de Vizinhes - Teatro Comunitário de Faro, dirigido por Miguel Martins Pessoa e que conta com a colaboração de Ilda Nogueira e Diana Bernedo. Actriz nos espectáculos Sai da frente e Memórias de uma avestruz encenados por Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo. 

Colaboradores

Marta La Piedad
Maria Adelaide Fonseca
Vasco Seromenho
Jorge Oliveira
Bruna Pinheiro
Patrícia Mendes
Laura Parneva
Maryse Reis
Ilaria Ferran
André Canário
Tânia Silva
Fernando Cabral
Ana Beatriz Lopes
Jorge Pereira
Zéza Lemos
Diogo Simão
Ana Monteiro
Hugo Martins de Oliveira
António Nunes
João Palma
Regina Silva
Tom Roos
Margarida Guerreiro
Inês Rosa
Teresa Silva
Luísa Melão