FICHA ARTÍSTICA
Criação e encenação: Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa | Intérpretes: Daniela Veiga, Diana Bernedo, Ilda Nogueira, Jorge Oliveira, Laura Parneva e Vasco Seromenho | Desenho de luz: Miguel Martins Pessoa | Assistente de produção: Joana Cabrita Martins | Produção: JAT – Janela Aberta Teatro | Apoios: Câmara Municipal de Faro e Direção Regional de Cultura do Algarve | Distribuição Internacional: Laura Spacchetti
A PEÇA
Um espetáculo sem palavras, criado através da linguagem do Teatro Físico e do Mimo Contemporâneo. Uma proposta de grande sincronia coreográfica, num espaço vazio, onde o movimento adquire um grande valor criativo e interpretativo ao serviço de uma mensagem profunda, sobre os riscos da mecanização da sociedade e da desumanização do indivíduo. Uma história emocionante, repleta de imagens poéticas, que convida o espectador a ler, sonhar e resgatar sua criança interior. Um espetáculo inclusivo sem barreiras.
A SINOPSE
Mãe e filha, absorvidas pelo ritmo diário do quotidiano moderno, acabam por afastar-se uma da outra. A mãe, escrava do trabalho, desconecta-se do seu lado humano, enquanto a filha se refugia num livro, que será a sua companhia e uma janela para mundos fantásticos.
A COMPANHIA
O JAT - Janela Aberta Teatro é uma companhia de teatro físico, sediada em Faro. Desenvolve um teatro onde a fisicalidade do artista cénico assume especial relevância, e a pesquisa do corpo poético e extra-quotidiano é colocada ao serviço de novas dramaturgias. A companhia é dirigida por Diana Bernedo (ES) e Miguel Martins Pessoa (PT). Entre as suas criações originais destacam-se os espectáculos ‘Algo de Macbeth’, ‘As Bodas de Prata do Conde Baldinski’, ‘Cinema Miami’, ‘Sai da Frente, ‘Asas de papel’ ou 'Cocktail da evolução'.
O JAT desenvolve um importante projecto pedagógico, onde se aprofundam disciplinas variadas do Teatro em geral, e do Teatro Físico em particular, formando novos actores e novos públicos. Os projectos de Teatro Comunitário são também uma das principais áreas de intervenção artística do JAT. Este dirige dois grupos com mais de trinta membros de todas as idades dos 4 aos 80 anos.
O JAT colabora com estruturas e companhias nacionais e internacionais de países como Itália, Espanha, Inglaterra, França, Grécia, Suécia, Brasil, Argentina ou Indonésia; e organiza intercâmbios com jovens de diferentes países de europa, no âmbito da educação não formal através do Teatro.
O JAT – Janela Aberta Teatro é o organizador o MOMI - Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve que terá a sua segunda edição em Junho de 2023, na cidade de Faro.
DESTAQUES / IMPRENSA
"Asas de Papel do JAT revaloriza as artes cénicas dirigidas à infância, na sua passagem pelo Teatro Távora de Sevilha ... é uma das coisas mais bonitas e compactas que vi nesta temporada 2022-2023. O que me deixa imensamente grato aos responsáveis do Teatro Távora por programarem esta jóia que merece ser representada por teatros de todo o mundo."
Luis Alberto Sosa Berlanga. Revista Achtung!