FICHA ARTÍSTICA
Intérpretes: Eva Ribeiro e Rafa Santos | Encenação/olhar externo: Tom Roos e Pedro Fabião | Apoio à criação: International Clown Lab e Oficinas do Convento - Montemor o Novo
A PEÇA
Trazendo a mensagem do amor e da paz universal estas duas personagens são as Testemunhas de uma nova era. Maria da Conceição e Emilinha são fiéis de uma nova religião: As Testemunhas do Todo. Elas estão em todo lado, a toda a hora, em todas as partes para partilhar com o seu querido público a palavra profética do grande olho egípcio. Com muito humor absurdo e comédia física este espetáculo promete nos converter com muitas gargalhadas!
BIOGRAFIA DA COMPANHIA
As Testemunhas duo nasceu em 2019 no âmbito do Laboratório Internacional de Clown com Tom Ross, em residência artística, nas Oficinas do Convento em Montemor-o-Novo. Da observação de "figuras" de rua nasceu o desejo de trabalhar duas personagens cuja presença quebrasse os códigos da interação social e da normalidade.
Eva Ribeiro
Atriz, palhaça e educadora trabalha há mais de quinze anos na área das artes performativas. Estudou na Escola de Teatro Físico Jacques Lecoq e é formada em Teatro pela ESAP (Bacharel). Trabalha desde há vários anos com as linguagens do teatro do oprimido e do clown social. Estudou a arte do clown com Adelvane Néia, Silvia Leblon, Palhaço Tomate, Jesús Jara, Virginia Imaz, Matteo Ciffariello, Maria Colomer, Alex Navarro e Carolina Dream, Jeff Johson, Johny Melville, Celia Ruiz, Elise Ouvrier De-Buffett e Tom Roos. É uma das organizadoras das Noites Clown, no Chapitô, em Lisboa, da Mostra de Mulheres Palhaças no Malaposta, em 2015, da Mostra Gargalhadas na Lua, em Carnide, Lisboa e do Bolina - festival internacional de palhaças, desde 2016. É uma das fundadoras e administradora do projeto Laboratório Internacional de Clown, em parceria com a Nuvem Voadora - associação cultural e Tom Roos, pedagogo internacional.
Rafa Santos
Começou num curso de iniciação teatral no Chapitô em simultâneo com outro no Espaço Evoé, na mesma área. Licenciatura em Teatro-Interpretação e Encenação na Escola Superior Artística do Porto. O CAP_ Certificado de Formação Pedagógica e o CTEA Certificado de Formação Pedagógica direcionado para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Formação em Máscara e Marionetes. Encenadora e atriz em diversos trabalhos artísticos colaborando com diferentes companhias teatrais, destacando companhia Cabeças no Ar e Pés na terra teve o privilégio de acompanhar e dirigir diferentes projetos pedagógicos como as AAAF’s (Atividades de Animação e de Apoio à Família), Expressa-te (Aulas curriculares de expressão dramática e movimento), Palco letivo (Mostra_te _Mostra de Teatro Escolar de Valongo) e o projecto de intercâmbio OnSTAGE em L’Hospitalet.