MARCEL MARCEAU

CONFERÊNCIA/ESPECTÁCULO

Homenagem ao 100º aniversário do seu nascimento

IPDJ



ESPECTÁCULO

Marcel Marceau
Conferência/espectáculo de homenagem ao 100º aniversário do seu nascimento

ARTISTAS CONVIDADOS (PAÍS)

José Piris (Espanha), Patrizia Iovine (Itália), Claudia De Siato (Itália), Adalberto Muzzi (Itália), Diana Bernedo (Espanha), Miguel Martins Pessoa (Portugal)

LOCAL DE APRESENTAÇÃO

IPDJ

DATA E HORÁRIO

11 de Junho – 16h00

DURAÇÃO

60 minutos

GÉNERO

Conferência / Mimo / Pantomima

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

+6

PROMOTOR

JAT – Janela Aberta Teatro

PREÇO GERAL

5€

FICHA ARTÍSTICA

Intervenientes: José Piris (actor e mimo, discípulo directo de Marcel Marceau), Patrizia Iovine (jornalista e autora do livro ‘A poética do gesto’ sobre Marcel Marceau) e Claudia De Siato (actriz e mimo, discípula directa de Marcel Marceau)| Música ao vivo: Adalberto Muzzi (violino) | Moderadores: Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa

A CONFERENCIA/ESPECTÁCULO

Este especial evento será uma conferência/espectáculo composta por um grupo de convidados de vários países, por ocasião da celebração do centenário do nascimento do famoso mimo francês Marcel Marceau. Um evento que reflecte a vida e arte deste embaixador e artista por excelência no mundo do mimo e da pantomima, abrindo novos horizontes aos amantes do teatro e da sua história, aos estudantes, aos artistas, e a todos os que, como nós não tiveram a sorte de conhecer e privar com Marcel Marceau.
Um programa articulado, composto por múltiplos momentos originais: uma conferência, filmes de pantomima acompanhados de música ao vivo tocada por um violinista da Opera de Roma e uma peça de pantomima interpretada pelo discípulo de Marcel Marceau e embaixador do mimo em Espanha, José Piris.
Deste encontro magistral com o gesto, dá-se destaque a “Marcel Marceau a poética do gesto”, um livro inusitado que dá ênfase à pantomima de Marcel Marceau, e à arte milenar que iniciou a história do teatro, a partir de 500 a.c. . Nesta obra literária e documental, descrevem-se os segredos da mímica, através das parábolas de um corpo eloquente que em palco conta histórias de hoje e de sempre, num espaço limitado capaz de viajar no ilimitado, mas sobretudo capaz de tornar o invisível visível num fluxo e refluxo de emoções. Um momento único, em que público terá o privilégio de descobrir este livro “Marcel Marceau a poética do gesto”, através da sua apresentação pelas mãos e palavras da sua autora, Patrizia Iovine. Estarão disponíveis para aquisição as versões em italiano, inglês e francês da obra.

BIOGRAFIA DOS ARTISTAS

José Piris (Espanha)

Herdeiro e Discípulo Directo de Marcel Marceau em Espanha, com quem se formou na Ecole Internationale du Mimodrame de Paris, e onde recebeu o Diploma Honorário Marcel Marceau. Artista multifacetado, especialmente representativo no Teatro do Gesto, na Arte do Mimo Moderno e da Pantomima de Estilo. A sua especialidade é a arte do Mimo em estilos como: mimo corporal dramático de Etienne Decroux, mimo de estilo e ilusão de Marcel Marceau, pantomima de Jacques Tati e Dario Fo, mimo-clown e mimo contemporâneo ou expressionista, influência de de Lindsay Kemp. Trabalha como actor, encenador e criador de uma vasta produção de espectáculos, em Teatro, Circo, Dança, Música, Ópera, Performance e intervenções em Cinema e Televisão, através do Teatro de Transposição, Drama Poético e Teatro Textual, seja clássico ou contemporâneo, com forte influência visual e plástica. É director e fundador da Escola Internacional de Mimo e Teatro Gestual Nouveau Colombier.

Patrizia Iovine (Itália)

Jornalista e escritora. Com uma tese sobre teatro gestual, obteve a licenciatura com honras em Literatura Moderna na Universidade de Roma La Sapienza. Inscrita na Ordem dos Jornalistas desde 1995, é editora e crítica de teatro. Colaborou com várias redações, jornais e revistas nacionais e internacionais. Desde 2014 é membro do conselho editorial da revista Sipario. Dedicou trinta anos aos estudos teatrais e à crítica teatral, mas também à escrita em verso e prosa. Frequentou, entre outros, cursos de teatro (Eugenio Barba, Peter Brook, Marcel Marceau) e de escrita teatral (no Centro Alberto Moravia em Roma com Dacia Maraini). Teve um dos seus textos encenados no teatro Agorà em Roma. Publicou mais de dois mil artigos de crítica teatral e entrevistas com artistas da cena teatral. Recebeu prémios de jornalismo cultural em duas edições consecutivas do prémio "Compromisso Aldo Fabrizi com Roma". Desde abril de 2017, foi nomeada membro oficial da "World Mime Organization", com sede em Belgrado. Em novembro de 2015, publicou um ensaio teatral intitulado "Marcel Marceau a poética do gesto" com prefácio do professor emérito da Universidade La Sapienza de Roma Ferruccio Marotti, apresentado em Roma, Florença e Nápoles.

Claudia De Siato (Itália)

Atriz, mimo, pedagoga, palhaça, encenadora, coreógrafa-bailarina, cantora ligeira, artista plástica. Desde muito jovem formou-se no mundo da dança, arte que a acompanhará até hoje, trabalhando com professores de renome internacional. Da mesma forma, em seus primórdios estudou canto lírico, para posteriormente definir-se como uma cantora ligeira, especializada em repertório francês, italiano e espanhol. Participou em inúmeros espectáculos musicais profissionais: destacando-se o trabalho realizado como intérprete no espectáculo de teatro musical "História de un Caballo" de Salvador Collado, protagonizado por Carlos Hipólito e Paco Valladares e como cantor a solo no espectáculo "Canzoni di Terra Taranta” em exposição no Café Berlin em Madrid. Formada em escultura pela Universidade de Belas Artes de Lecce, na Itália, será aqui que completará sua formação plástico-estética. Especializa-se durante três anos na "Ecôle International de Mimodrame de Paris Marcel Marceau" e sob a orientação do próprio mestre do mimo Marcel Marceau, trabalhará em espetáculos como "La Chanteuse d'Operá" e "Toro Torero y Muerte " entre outros. Durante estes anos, completou a sua formação em metodologias de interpretação como a difícil disciplina de Etienne Decroux, dirigida por Corinne Soum e Ivan Baciocchi, ou as técnicas de jogo de máscaras e territórios de Jaques Lecoq, Antonio Fava e J. Louis Barreault. John Strasberg, Lindsay Keemp, Antonio Fava (Commedia dell'Arte) e Eric de Bont (Clown and Buffons) são, entre outros, os professores com quem aprofundou a sua interpretação, através de cursos e trabalhos cénicos. Trabalhou na companhia de Teatro Gestual Mimox Teatro. Fez parte da Lindsay Keemp Theatre Company na Ópera "The Fairy Queen". Foi professora e fundadora da Escola Internacional de Teatro Gestual "Nouveau Colombier" em Madrid, ensinando Expressão Corporal e Mimo.

Adalberto Muzzi (Itália)

É professor de orquestra - violino - no Teatro dell'Opera de Roma desde 1984. Formou-se em violino com nota máxima no Conservatório de Santa Cecília em 1983. Especializou-se em música de conjunto na Accademia di Santa Cecilia com o maestro Riccardo Brengola. Participou durante vários anos dos cursos de especialização na Chigiana de Siena com o Maestro Franco Gulli. Foi músico na Accademia di Santa Cecilia, com a Rai Orchestra. Tocou em importantes celebrações no Vaticano na presença do Papa João Paulo II e do Papa Bento XVI. Tocou no Quirinale para vários Presidentes da República: Scalfaro, Ciampi, Napolitano, Pertini e no Senado com o maestro Riccardo Muti. Gravou várias bandas sonoras com Ennio Morricone para obras importantes como Giù la testa, C'era una volta il west, Mission. Colaborou com Stephen Schlaks, Philip Glass, entre outros. Atualmente com quarenta anos de carreira musical, o seu repertório abrange quatro séculos de música: das melodias barrocas a notas nobres de Mozart do século XVIII, dos tangos de Piazzolla aos ritmos ciganos, de ciarde às bandas sonoras de filmes famosos. É compositor de peças musicais para o quarteto de cordas "Gli Allegri di Roma" que fundou em 2018 do qual é primeiro violino.

Diana Bernedo (Espanha)

Licenciada em Teatro Físico pela Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid (RESAD 2003) onde teve a oportunidade de receber formação directamente do grande mimo francês Marcel Marceau. Especializou-se no Método Suzuki com o Mestre Tadashi Suzuki e a sua companhia SCOT, no Japão, e no Mimo e a Pantomima com José Piris e Claudia de Siato, discípulos honoríficos de Marcel Marceau. Desenvolve o seu percurso pedagógico desde 2009. Foi professora de Método Suzuki em diversos seminários durante 2022 e 2023 na ESTC/IPL, em Lisboa. Trabalhou como actriz com encenadores como Tadashi Suzuki, José Luis Gómez, Ernesto Caballero ou Mattia Sebastian Giorgetti, entre outros; e em companhias como o Teatro de la Abadía ou La Fura dels Baus. Co-fundadora e co-director artístico da companhia JAT - Janela Aberta Teatro e do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve, juntamente com Miguel Martins Pessoa.

Miguel Martins Pessoa (Portugal)

Formou-se em teatro na companhia Pequeno Palco de Lisboa, de Rui Luís Brás e João Ferrador. Especializou-se em Teatro Físico na Escuela Int. de Mimo e Teatro Gestual Nouveau Colombier, de José Piris (discípulo honorífico de Marcel Marceau), em Madrid. Estuda Método Suzuki no Japão com Tadashi Suzuki, Kameron Steele e Aki Sato-Johnson. Complementa a sua formação com artistas como Hajo Schüler; Raúl Iaiza, Claudia de Siato ou Rogério de Carvalho. Colabora em Lecture on nothing de Bob Wilson, no Japão e actua em companhias de Portugal, Espanha e Turquia, com encenadores como Luís Vicente, Alberto Castrillo-Ferrer, entre outros, e em companhias como o Pequeno Palco de Lisboa, ACTA, Sigilo Teatro ou Mimox Teatro. Desenvolve projectos de educação para os Direitos Humanos, através do teatro, na Turquia, Grécia, França, Alemanha, Espanha e Suécia. Dirige ainda os projectos de Teatro Comunitário: Quarteira Fora da Caixa e Teatro de VizinhEs – Faro. Co-fundador e co-director artístico da companhia JAT - Janela Aberta Teatro e do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico - Algarve juntamente com Diana Bernedo.

SHOW

Marcel Marceau
Conference/show in honor of the 100th anniversary of his birth

GUEST ARTISTS (COUNTRY)

José Piris (Spain), Patrizia Iovine (Italy), Claudia De Siato (Italy) Adalberto Muzzi (Italy), Diana Bernedo (Spain), Miguel Martins Pessoa (Portugal)

LOCATION

IPDJ

DATE AND TIME

11th June - 16.00 p. m.

DURATION

60 minutes

GENRE

Conference / Mime / Pantomime

AGE CLASSIFICATION

+6

PROMOTER

JAT - Janela Aberta Teatro

GENERAL PRICE

5€

ARTISTIC TEAM

Intervenient: José Piris (actor and mime, direct disciple of Marcel Marceau), Patrizia Iovine (journalist and author of the book ´Marcel Marceau the poetics of gesture´ about Marcel Marceau) and Claudia De Siato (actress and mime, direct disciple of Marcel Marceau) | Live Music: Adalberto Muzzi (violino) | Moderators: Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa

THE CONFERENCE/SHOW

A special event, an international conference and show, on the occasion of the celebration of the centenary of the birth of the famous French mime Marcel Marceau. An event to reflect on the life and art of this ambassador and artist par excellence in the world of mime and pantomime, opening new horizons to Theatre and its history lovers, students, artists, and all those who, like us, were not lucky to meet and socialize with Marcel Marceau.
An articulated program, made up of multiple original moments: a conference, pantomime films accompanied by live music played by a violinist from the Rome Opera and a pantomime piece performed by Marcel Marceau's disciple and mime ambassador in Spain, José Piris.
From this multifaceted master encounter with gesture, the book Marcel Marceau the Poetics of Gesture stands out, an unusual book that emphasizes Marcel Marceau's pantomime, and the millenary art that began the history of Theatre, from 500 BC onwards. This literary and documentary work describes the secrets of mime through the parables of an eloquent body that on stage tells todays` and timeless stories. In this limited space capable of traveling in the unlimited, but above all capable of making the invisible visible in an ebb and flow of emotions. A unique moment, in which the audience will have the privilege of discovering this book “Marcel Marceau the Poetics of Gesture”, presented by the hands and words of its author, Patrizia Iovine. The Italian, English and French versions of the manuscript will be available for purchase.

ARTISTS BIOGRAPHY

José Pires (Spain)

Heir and direct disciple of Marcel Marceau in Spain, with whom he graduated at the Ecole Internationale du Mimodrame in Paris and where he received the Marcel Marceau Honorary Diploma. Multifaceted artist, especially representative of Teatro do Gesto, in the Art of Modern Mime and Style Pantomime. His specialty is the art of mime in styles such as: dramatic body mime by Etienne Decroux, style mime and illusion by Marcel Marceau, pantomime by Jacques Tati and Dario Fo, mimo-clown and contemporary or expressionist mime, influence of Lindsay Kemp. He works as an actor, director, and creator. Has a vast production in shows, Theatre, Circus, Dance, Music, Opera, Performance and interventions in Cinema and Television, through the Transposition Theatre, Poetic Drama and Textual Theatre, whether classic or contemporary, with a strong visual and plastic influence. He is the director and founder of the International School of Mimo and Gestual Theatre Nouveau Colombier.

Patrizia Iovine (Italy)

Journalist and writer. With a thesis on gestural Theatre, she obtained a degree with honours in Modern Literature at the University of Rome La Sapienza. Member of the Journalists Association since 1995, she is an editor and Theatre critic. She collaborated with several national and international newspapers and magazines (Momento Sera, Italia Sera, La Voce, La Provincia, Primafila, In scena, Movimimo de Buenos Aires). Since 2014 she has been a member of the editorial board of Sipario magazine. She devoted thirty years to Theatre studies and Theatre criticism, but also to verse and prose writing. She attended, among others, Theatre courses (with Eugenio Barba, Peter Brook, Marcel Marceau) and Theatre writing (at the Alberto Moravia Center in Rome with Dacia Maraini). She had one of her texts played at the Agorà Theatre in Rome. She has published over two thousand articles on Theatre reviews and interviews with artists in the Theatre scene. She has received cultural journalism awards in two consecutive editions of the "Aldo Fabrizi Commitment to Rome" award. Since April 2017, she has been appointed as an official member of the "World Mime Organization" based in Belgrade. In November 2015, she published a theatrical essay entitled "Marcel Marceau the poetics of gesture" with a preface by Professor Emeritus of the University La Sapienza of Rome Ferruccio Marotti, presented in Rome, Florence and Naples.

Claudia De Siato (Italy)

Actress, mime, pedagogue, clown, director, choreographer-dancer, light singer, plastic artist. From a very young age, she was trained in the world of dance, an art that will accompany her until today, working with internationally renowned teachers. Likewise, in her early days she studied lyrical singing, to later define herself as a light singer, specializing in French, Italian and Spanish repertoire. She has participated in numerous professional musical shows: notably his work as a performer in the musical theater show "História de un Caballo" by Salvador Collado, starring Carlos Hipólito and Paco Valladares, and as a solo singer in the show "Canzoni di Terra Taranta" on display at Café Berlin in Madrid Graduated in sculpture from the University of Fine Arts in Lecce, Italy, it was here that she completed her plastic-aesthetic training. She specialized for three years at the "Ecôle International de Mimodrame de Paris Marcel Marceau" and under the guidance of the master of mime Marcel Marceau himself, she would work in shows such as "La Chanteuse d'Operá" and "Toro Torero y Muerte" among others. During these years, she completed her training in interpretation methodologies such as the difficult discipline of Etienne Decroux, directed by Corinne Soum and Ivan Baciocchi, or the techniques of masking and territories by Jaques Lecoq, Antonio Fava and J. Louis Barreault. John Strasberg, Lindsay Keemp, Antonio Fava (Commedia dell'Arte) and Eric de Bont (Clown and Buffons) are, among others, the teachers with whom she deepened her interpretation, through courses and scenic work. She worked at the Gestual Theater company Mimox Teatro. She was part of the Lindsay Keemp Theater Company in the Opera "The Fairy Queen". She was a teacher and founder of the International School of Gestual Theater "Nouveau Colombier" in Madrid, teaching Body Expression and Mime.

Adalberto Muzzi (Italy)

He has been professor of orchestra - violin - at the Teatro dell'Opera in Rome since 1984. He graduated in violin with top marks at the Santa Cecília Conservatory in 1983. He specialized in ensemble music at the Accademia di Santa Cecilia with maestro Riccardo Brengola. He participated for several years in specialization courses at Chigiana de Siena with Maestro Franco Gulli. He was a musician at the Accademia di Santa Cecilia, with the Rai Orchestra. He played at important celebrations in the Vatican in the presence of Pope John Paul II and Pope Benedict XVI. He has played at the Quirinale for several Presidents: Scalfaro, Ciampi, Napolitano, Pertini and in the Senate with maestro Riccardo Muti. He recorded several soundtracks with Ennio Morricone for important works such as Giù la testa, C'era una volta il west, Mission. He has collaborated with Stephen Schlaks, Philip Glass, among others. Currently with forty years of musical career, his repertoire covers four centuries of music: from baroque melodies to the noble notes of Mozart from the 18th century, from Piazzolla's tangos to gypsy rhythms, from ciarde to famous movie soundtracks. He is a composer of musical pieces for the string quartet "Gli Allegri di Roma" which he founded in 2018 of which he is first violin.

Diana Bernedo (Spain)

Graduated in Physical Theater from the Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid (RESAD 2003) where she had the opportunity to receive training directly from the great French mime Marcel Marceau. She specialized in the Suzuki Method with Master Tadashi Suzuki and his company SCOT, in Japan, and in Mime and Pantomime with José Piris and Claudia de Siato, honorific disciples of Marcel Marceau. She develops her pedagogical work, since 2009. Teacher in seminars of Suzuki Method during 2022 and 2023 at ESTC/IPL, in Lisbon. She has worked as an actress with directors such as Tadashi Suzuki, José Luis Gómez, Ernesto Caballero or Mattia Sebastian Giorgetti, among others; and in companies such as Teatro de la Abadía or La Fura dels Baus. She is the co-founder and the co-artistic director of JAT - Janela Aberta Teatro and MOMI - International Festival of Physical Theater – Algarve together with Miguel Martins Pessoa.

Miguel Martins Pessoa (Portugal)

He graduated in theatre at the company Pequeno Palco de Lisboa, by Rui Luís Brás and João Ferrador. He specialized in Physical Theater at the Escuela Int. de Mimo and Teatro Gestual Nouveau Colombier, by José Piris (honorific disciple of Marcel Marceau), in Madrid. He studies Suzuki Method in Japan with Tadashi Suzuki, Kameron Steele and Aki Sato-Johnson. He complemented his training with artists such as Hajo Schüler; Raúl Iaiza, Claudia de Siato or Rogério de Carvalho. Collaborates in plays such as Lecture on nothing by Bob Wilson in Japan and performs in companies in Portugal, Spain and Turkey, with directors such as Luís Vicente, Alberto Castrillo-Ferrer, José Piris and Rui Luís Brás, in companies such as Pequeno Lisbon Stage, ACTA, Sigilo Teatro, Mimox Teatro. He developed education projects for Human Rights, through art, in Turkey, Greece, France, Germany, Spain and Sweden. He directs the Community Theater projects: Quarteira Fora da Caixa and Teatro de VizinhEs-Faro. He is the co-founder and co-artistic director of JAT - Janela Aberta Teatro and MOMI - International Festival of Physical Theater – Algarve together with Diana Bernedo.