MÉTODO SUZUKI
Método Suzuki é um treino teatral, que reúne uma forte filosofia e gramática para o artista cénico. Desenvolvido por Tadashi Suzuki e sua companhia Suzuki Company of Toga (SCOT) no Japão, inspira-se no Teatro Noh, Kabuki, Kathakali, tragédia grega, artes marciais, ballet, desportos, entre outros. Este procura explorar uma abordagem rigorosa do trabalho do artista performativo, despertando a energia animal que jaz adormecida no corpo contemporâneo através do controle da respiração, da energia e do centro de gravidade, princípios que potencializam e multiplicam as suas habilidades expressivas e emocionais, bem como sua sensibilidade interna.
BIOGRAFIA DOS FORMADORES
Diana Bernedo
Actriz, encenadora, pedagoga.
Licenciada em Teatro Físico pela Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid (RESAD 2003) onde teve a oportunidade de receber formação directamente do grande mimo francês Marcel Marceau. Especializou-se no Método Suzuki com o Mestre Tadashi Suzuki e a sua companhia SCOT, no Japão, e no Mimo e a Pantomima com José Piris e Claudia de Siato, discípulos honoríficos de Marcel Marceau. Desenvolve o seu percurso pedagógico desde 2009. Foi professora de Método Suzuki em diversos seminários durante 2022 e 2023 na ESTC/IPL, em Lisboa. Trabalhou como actriz com encenadores como Tadashi Suzuki, José Luis Gómez, Ernesto Caballero ou Mattia Sebastian Giorgetti, entre outros; e em companhias como o Teatro de la Abadía ou La Fura dels Baus. Co-fundadora e co-director artístico da companhia JAT - Janela Aberta Teatro e do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve, juntamente a Miguel Martins Pessoa.
Miguel Martins Pessoa
Actor, encenador, pedagogo.
Formou-se em teatro na companhia Pequeno Palco de Lisboa, de Rui Luís Brás e João Ferrador. Especializou-se em Teatro Físico na Escuela Int. de Mimo e Teatro Gestual Nouveau Colombier, de José Piris (discípulo honorífico de Marcel Marceau), em Madrid. Estuda Método Suzuki no Japão com Tadashi Suzuki, Kameron Steele e Aki Sato-Johnson. Complementa a sua formação com artistas como Hajo Schüler; Raúl Iaiza, Claudia de Siato ou Rogério de Carvalho. Colabora em Lecture on nothing de Bob Wilson, no Japão e actua em companhias de Portugal, Espanha e Turquia, com encenadores como Luís Vicente, Alberto Castrillo-Ferrer, entre outros, e em companhias como o Pequeno Palco de Lisboa, ACTA, Sigilo Teatro ou Mimox Teatro. Desenvolve projectos de educação para os Direitos Humanos, através do teatro, na Turquia, Grécia, França, Alemanha, Espanha e Suécia. Dirige ainda os projectos de Teatro Comunitário: Quarteira Fora da Caixa e Teatro de VizinhEs – Faro. Co-fundador e co-director artístico da companhia JAT - Janela Aberta Teatro e do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico - Algarve juntamente com Diana Bernedo.