MÉTODO SUZUKI
O Método Suzuki é um treino teatral, que reúne uma forte filosofia e gramática para o artista cénico. Desenvolvido por Tadashi Suzuki e sua companhia Suzuki Company of Toga (SCOT) no Japão, inspira-se no Teatro Noh, Kabuki, Kathakali, tragédia grega, artes marciais, ballet, desportos, entre outros.
Uma das metodologias teatrais contemporâneas mais potentes, desenvolve o control da respiração, da energia e do centro de gravidade, que são ferramentas fundamentais no trabalho do ator e do bailarino, que potencializam e multiplicam as suas habilidades expressivas e emocionais, bem como sua sensibilidade interna. Busca uma abordagem rigorosa do trabalho do artista performativo, para restaurar a sua magnitude no palco, despertando a energia animal que jaz adormecida no corpo contemporâneo. Uma gramática para comunicar através do corpo e da voz, um canal para estabelecer o diálogo profundo com o espectador e com o mundo que nos rodeia.
Diana Bernedo — Trajectória
Licenciada em Teatro Físico pela Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid. Especializa-se no Japão em Método Suzuki, com Tadashi Suzuki, Kameron Steele, Mattia Sebastian Giorgetti e com a SCOT Company; nos EUA, País de Gales e Espanha estuda com a SITI Company Suzuki e Viewpoints; Estuda com Mary Overlie os Six Viewpoints; Mimo e Pantomima em Espanha e Inglaterra; e Commedia dell’Arte em Itália com Antonio Fava. Actriz para encenadores como Tadashi Suzuki, José Luis Gómez, Ernesto Caballero, Antonio Castro ou Mattia Sebastian Giorgetti. Trabalhou em múltiplas produções no Teatro Real de Madrid, na SCOT company do Japão, onde é membro da ISCOT (International Suzuki Company of Toga). Protagoniza filmes como ‘A Pollock painting with blood’, ‘Hereje’ e ‘Al acecho del leopardo’.Desenvolve a sua actividade docente desde 2009, em escolas e estructuras em Portugal, Espanha, Itália e Inglaterra.Coordenadora e encenadora do 'Teatro de Vizinhes' em Faro e do 'Grupo de Teatro Comunitário – Quarteira Fora da Caixa'.Fundadora do Colectivo JAT, onde encena, juntamente com Miguel Martins Pessoa mais de dez espectáculos. Directora artística do MOMI - Festival Internacional de Teatro Físico - Algarve.