Oficina de Formação de Actores

Formadores Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo 

FORMADORES

Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa


HORÁRIO

Sexta-feira | 18h30-20h30

De Outubro a Junho

LOCAL

Gimnásio Clube de Faro

MAIS INFORMAÇÕES

colectivojat@gmail.com
Inscrição »

Descrição

Destinada a todas as pessoas interessadas em desenvolver as suas capacidades expressivas e criativas.

Esta oficina foi desenhada não só para quem quer investigar ou explorar uma carreira de teatro e de interpretação, mas também para todos aqueles que querem aumentar as suas capacidades artísticas, expressivas e criativas. Um espaço de investigação através do jogo teatral que inclui a criação de um espectáculo.

Esta formação divide-se em três fases:

- Técnica e Improvisação (Novembro-Dezembro)

Serão abordadas e exploradas as várias linguagens e disciplinas teatrais, tais como o texto, voz, respiração, movimento, Viewpoints, coro físico, expressão corporal, convenções de carácter, grandes paixões, entre outras disciplinas e ferramentas, com o intuito de dotar o grupo de linguagem cénica. Serão realizados exercícios de improvisações em grupo para despertar a criatividade e explorar os processos dramáticos em situações dadas.

- Pesquisa e Criação (Janeiro-Fevereiro)

Os alunos terão a possibilidade de explorar a criatividade de forma mais estruturada, despertar a imaginação e expressão artística através da linguagem simbólica e poética. Será explorada a criação de personagem e realizadas pequenas encenações tendo por base várias fontes, temas, filmes, quadros, músicas ou textos.

- Construção de espectáculo (Março-Maio)

No final deste curso, os alunos/actores realizarão um espectáculo final que será uma mostra ao público que terá lugar no Gimnásio Clube de Faro. Os integrantes poderão ser, além de actores, os criadores da peça, seja nas áreas da dramaturgia, cenografia, figurinos ou música com seguimento, apoio e encenação dos formadores. Durante esta fase poderão ser acrescentados dias de ensaio.

(*) Aulas presenciais com as necessárias medidas de higiene e segurança. Possibilidade de aulas ao ar livre e/ou online.
(**) Descontos a quem se inscreva em mais de uma oficina do Colectivo JAT

Mais cursos

Oficina de Teatro Físico

Vertente que coloca a expressão física no centro da representação teatral. Conteúdos: Expressão corporal, Voz, Movimento, Mimo, Pantomima, Máscara, Coro físico...

Oficina de Métodos Suzuki e Viewpoints

O Método Suzuki é um treino que desenvolve ferramentas como a presença, o control da energia, o equilíbrio e a potência da voz. Os Viewpoints são uma prática de improvisação e experimentação...